A Autoconfiança dos Filhos

2020-01-24

A Autoconfiança dos Filhos

Provavelmente, se se revê nesta questão, já percebeu que não adianta dizer-lhe que ele é capaz e que ele “tem que” se pôr ao caminho e enfrentar as suas inseguranças…

Muitos pais ficam desanimados e tristes quando sentem que os filhos se sentem inseguros e pouco confiantes nas suas capacidades. E qual será o papel dos pais nesta situação? Provavelmente, se se revê nesta questão, já percebeu que não adianta dizer-lhe que lee é capaz e que ele “tem que” se pôr ao caminho e enfrentar as suas inseguranças…

Vamos convidá-lo a olhar para esta questão com duas perspectivas:

A sua autoconfiança: como lida consigo próprio e com os desafios que encontra no dia-a-dia? Lembre-se que os pais são modelos muito poderosos juntos dos filhos e que estão sempre a observá-lo! Aproveite esta oportunidade para observar o que dizem as suas acções. E reconheça que, se para si é difícil, para um miúdo, provavelmente, será ainda mais.

A confiança do seu filho nele próprio: lembre-se que o seu filho acredita em si: se lhe disser que ele não merece confiança, ele provavelmente começará a acreditar. E o efeito secundário será que começará a ter pouca confiança nele próprio! Para reverter esta situação, o grande desafio será para si. Como? Porque esta situação é um “círculo vicioso”: quanto menos confiar no seu filho, menos ele confia nele próprio, menos os pais sentirão que podem confiar nele, menos ele confiará nele próprio, menos confiará nele… já percebeu a ideia?

Para reverter este processo vai precisar de se encher de coragem (aquela que sente que falta ao seu filho) e começar a confiar nele. Ou seja precisará de dar o primeiro passo. Escolha uma questão, um tema e confie. Pode ser a chave de casa, vir da escola sozinho, acordar de manhã sem ajuda, deitar-se à hora combinada ou fazer o lanche. A escolha é sua: qualquer uma é boa para começar. E, de seguida celebre, comemore: é uma conquista que será tão valorizada por ele quanto for por si. E todas as pequenas coisas permanecerão pequenas enquanto não as tratar como se fossem grandes!

Pronto para começar? Atreva-se…

Os desafios fazem-te descobrir coisas sobre ti próprio que sempre desconheceste Cicely Tyson

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt