2021-11-25
Ao longo dos 13 anos de existência da Family Coaching muitas vezes nos perguntam se o coaching parental é para filhos de uma determinada idade. Esta questão é muito curiosa por duas razões:
1) o coaching parental é para os pais, não para filhos (até poderemos dizer que é para os pais ajustarem o seu GPS na relação que querem estabelecer com os filhos, mas é para eles, para os pais!);
2) uma vez pais, pais para sempre! Independentemente da idade dos filhos - cada idade tem o seu encanto e os seus desafios!
Outro dia, atendi uma mãe e foi tão interessante ouvi-la. Trazia uma mochila cheia de experiência, vivências e emoções. A sessão de coaching parental foi uma oportunidade para parar e pensar sobre tudo o que a inquietava mas também sobre tudo o que tinha em si e que podia ser olhado como ferramenta para gerir a situação.
Estive ao seu lado e acolhi a sua história, aquela que lhe trazia medos mas que a ajudava a compreender as emoções presentes e a forma como encarava o que estava a acontecer. Ainda que o coaching parental se foque no presente, “aproveita o passado” para fazer aprendizagem e olhar para o futuro (de preferência com esperança!). E foi isso que fizemos as duas - eu ali ao seu, com as perguntas que a ajudaram a clarificar e fazer caminho.
Quis pensar como poderia transmitir ao seu filho tudo em que acreditava, que lhe fazia sentido, que ela achava ser bom. E este anseio foi um convite para ela decidir como gostaria de inspirar o seu filho acerca de tudo o que referia. Independentemente da idade dos filhos, os pais podem inspirar sempre. Fazendo ou dizendo, não fazendo ou calando-se, pois eles estão sempre de olhos bem abertos.
Por vezes, os pais e as mães não ligam muito aquilo que sabem acerca dos seus filhos, desvalorizam essa sabedoria tão valiosa. São eles que melhor os conhecem e essa informação pode ajudar no momento em que querem fazer pontes com eles. Sabem o que os faz saltar da cama; sabem o que os aborrece; sabem o que eles gostam de verdade; sabem o que muito os irrita. E esse conhecimento é muito precioso quando os pais querem ligar-se emocionalmente aos filhos, sejam eles bebés, crianças, adolescentes ou adultos.
Ser pai e ser mãe talvez seja mesmo isso: ajustar a cada passo o GPS que temos em nós, cheio de dados valiosos (que habitualmente descuramos), em qualquer idade dos filhos. Um caminho de atualizações e ajustes constantes!
VOLTARFamily Coaching
Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.
Blog
Em Destaque