A Nossa História

A Nossa História

Somos um projecto cuja principal actividade é aplicar o coaching ao contexto familiar. Utilizamos o coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.


A Family Coaching foi o primeiro projeto de coaching parental português, criado em 2008. Nessa altura, após vários anos de trabalho na área social e educativa, com filhos pequenos, sentimos uma vontade conjunta de ter um projecto próprio destinado a famílias. Decidimos avançar as duas (Ângela Coelho e Sandra Belo), ir até Londres e fazer formação na área do Coaching Parental com Lorraine Thomas. A criação da Family Coaching e alguns dos serviços que disponibilizamos contaram, no ínicio, com o apoio da especialista inglesa.

O trabalho inovador e diversificado com os principais agentes dos contextos educativos e sociais (famílias, escolas, espaços comunitários comunitários e cívicos), tem permitido que todos (pais, professores, técnicos de serviço social, psicólogos, médicos, mediadores e crianças/ adolescentes) experimentem um maior bem estar e satisfação nas vivências dos seus papéis.

Ao longo destes anos desenvolvemos trabalhos junto de algumas empresas, autarquias, centros de saúde, IPPS, escolas, etc. Apoiamos todos os pais e mães que nos procuram e que queiram realizar processos de coaching parental (presencial ou à distância), participar em workshops ou conferências temáticas.  Participamos em vários programas de televisão e de rádio (M80, Rádio Renascença, RTP 2, TVI, SIC) e também na imprensa escrita (Pais & Filho, Visão, DN Magazine, Crescer...).


Em Outubro de 2010, publicámos o primeiro livro de coaching parental português - “Family Coaching - 36 Desafios Para Pais Extraordinários”, baseado na experiência de trabalho com pais e mães em diferentes contextos e em 2017 surgiu a 3ª edição com mais um capítulo dedicado aos profissionais. Nos últimos anos temos desenvolvido o trabalho junto de técnicos (professores, educadores, assistentes sociais, psicólogos, médicos, advogados, mediadores…) que trabalham com famílias, nomeadamente através de formação presencial e à distância.

O primeiro projeto, inserido na iniciativa Bairros Críticos (um programa com expressão nacional), visava dotar estes profissionais de novas ferramentas que potenciassem a sua intervenção junto das famílias com quem trabalhavam. Em 2012 levámos a cabo, no Brasil, uma formação para vários profissionais que intervinham com famílias. Continuamos a formar profissionais brasileiros na área do coaching parental.


Actualmente a Family Coaching pretende estar cada vez mais presente neste ecossistema - indivíduo, família e comunidade. O nosso percurso de excelência, a nossa experiência e competências são mais valias muito importantes que permitirão fazer a diferença junto das famílias e dos profissionais que  intervêm - direta ou indiretamente - com as famílias.

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt