Workshops Temáticos

Workshops Temáticos

Os workshops de coaching parental têm uma estrutura pré-definida, são temáticos e consistem num encontro de 2h, com o número de participantes a situar-se entre as 16 e as 25 pessoas. São práticos e dinâmicos, abordando um tema relacionado com as questões que mais preocupam os pais e encarregados de educação.

Os pais e as mães que têm participado nos workshops têm referido que estes são uma excelente oportunidade para encontrar novas estratégias, parar e pensar em temas considerados muito importantes e pertinentes, e ainda serem uma oportunidade para partilhar estratégias entre participantes e/ou conhecer outros pais que vivem situações semelhantes.

Temas Disponíveis

Gestão do tempo: cuidar de mim é cuidar de todos

Durante este workshop convidamos os pais e mães a descobrir a importância de cuidarem de si, de gerirem e respeitarem os seus limites para poderem cuidar, ainda melhor daqueles que rodeiam. Vamos questionar a ideia de que precisamos de mais tempo, ao reflectir sobre o que queremos fazer com esse tempo!

Vida familiar e Vida profissional: o melhor dos dois mundos!

A vida familiar e a vida profissional são duas dimensões muito importantes da vida das pessoas. Vários estudos têm demonstrado que as vivências num ambiente - família ou trabalho - contagiam o outro, ou com sentimentos negativos ou positivos. Vamos desafiar os participantes deste workshop a descobrir como poderão integrar, no seu dia a dia, estes dois mundos: a família e o trabalho.

Relação escola - família: o papel da família

Desde o momento em que deixam os filhos na escola pela primeira vez, os pais descobrem que todo um novo Universo se vem juntar à vida familiar! Esse Universo rapidamente passa a influenciar não só as rotinas diárias, semanais e anuais das famílias, mas também  traz consigo um mundo de novas alegrias e dúvidas, celebrações e angústias. Neste workshop os participantes serão convidados a refectir sobre o papel que desejam ter e a relação que querem construir com a escola.

Disciplina e limites: alternativas aos gritos e às birras dos pais!

Birras dos pais?! Sim... os pais fazem "birras". E normalmente não se sentem felizes com esse facto. Querem reagir, responder e sentir-se de maneira diferente nas situações desafiantes que vivem com os filhos. "Puxa os cabelos", grita e bate com as coisas quando os seus filhos não fazem o que lhes pede, reclamam da comida ou se atrasam de manhã? Então o workshop "Disciplina e limites: alternativas aos gritos e às birras dos pais" é para si!

Comunicação com adolescentes: missão possível!

Neste workshop vamos apoiar os pais a descobrir novas estratégias para tornar a comunicação com adolescentes uma experiência mais gratificante e positiva. O encontro foi estruturado em torno de duas ideias – chave: “Socorro! Ele não me ouve.”  e “Ele não fala comigo”. Será ainda uma oportunidade para os pais identificarem os seus pontos fortes na comunicação, descobrindo como tirar partido desses recursos na sua vida familiar.

Estaremos sempre disponíveis para criar outros temas que se adequem às questões identificadas junto da população a quem se destinam, tendo já sido realizados workshops com temas destinados a profissionais da área da educação ou a profissionais que trabalham com famílias, com temas como: “Comunicação: um novo olhar na relação professor-aluno”, “A comunicação e a motivação na sala de aula” ou “Os valores das famílias e a relação com os alunos” .

Quero Saber Mais

Sabia que pode participar ou até organizar um Workshop ou Conferência temática de Coaching Parental?

Quero Saber Mais

Testemunhos

Ser pai é ser flexível e acima de tudo pensar em si próprio como factor mais importante da sua vida. Se estivermos bem e felizes, os nossos filhos também o serão.

Ana Senhorinho

Estou a adorar todas estas formações, e procuro estar sempre presente. Com outros colegas que também são pais, é possível partilhar ideias e perceber que todos passamos pelo mesmo e temos as mesmas dificuldades de desafios

colaborador Carglass

Gostei do tema e da forma como foi moderado e apresentado, o tempo foi um pouco limitado pois o tema poderia ter sido mais debatido, o grupo também era grande, mas de um modo geral foi positivo recomenda-se.

Carla Sousa

Acho que foi um momento de aprendizagem e de crescimento, onde aprendemos a gerir melhor a nossa confiança e a perceber que as nossas decisões ou rotinas afetam por vezes o comportamento da criança. E que não devemos ser pessoas totalmente previsíveis, porque isso dá-lhes informações para que eles ativem o nosso próprio botão da birra

Participante em conferência online

Participar neste encontro foi muito positivo, pois partilhou-se sentimentos comuns. Por vezes achamos que só nós é que temos determinados comportamentos, ou determinadas situações acontecem só connosco e com a partilha encontrou-se pontos comuns com outras pessoas. A aprendizagem sobre o tema que deu algumas ferramentas para se assumir um autocompromisso de tentar alterar comportamentos (reações) menos positivas e assim melhorar o ambiente familiar e a relação com os filhos.

Participante em conferência online

Foi muito bom participar, há sempre algo a aprender para melhorar. Soube a pouco :)

Participante em conferência online

Participei nos webinares promovidos pelo PISTA e ajudaram a “orientar-me” nas minhas tarefas. No primeiro webinar que participei comprometi-me a “fazer” exercício físico durante meia hora e não o fiz, então no seguinte webinar a Sandra disse-me para não exigir tanto, para começar com 5 minutos. Outro problema que me “assombrava” eram as manhãs com as minhas filhas, correria, irritação...a Ângela perguntou-me “Como é que a Carmo se quer sentir de manhã? Reflita sobre isto e arranje estratégias”, assim o fiz. Hoje caminho todos os dias uma hora e as minhas manhãs são mais calmas, sem correria e sem irritação. Obrigada às duas por me entenderem e ajudarem.

Carmo Moutinho

Quando me inscrevi neste workshop pensei que me ia ajuda a lidar com as birras da minha filha. Afinal acabei por reflectir e aprender a lidar com as “minhas birras

Lúcia Duarte

Gostei muito de participar na ação, acho que o tema toca a todos os pais e a partilha de ideias pode ajudar bastante na gestão das nossas situações pessoais.

Participante em conferência online

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt