O que é o Coaching Parental?

O que é o Coaching Parental?

O Coaching Parental é uma nova abordagem relativamente às questões da parentalidade, que permite descobrir soluções e estratégias para os desafios com que os pais dos nossos dias se deparam diariamente. Aplica os conhecimentos da área do coaching aos temas da parentalidade.

Nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, o Coaching Parental tornou-se rapidamente numa das ferramentas de grande utilidade que os pais e mães passaram a utilizar. Esta abordagem permite tornar as vidas familiares mais gratificantes e extraordinárias.

O coaching parental tem como principais objectivos:

A relação estabelecida no contexto de um processo de coaching parental é uma parceria entre coach e coachee (aquele que procura ajuda) – uma relação entre iguais. É dado espaço ao coachee para que este possa reflectir sobre a mãe ou pai que deseja ser. O coaching parental permitirá que cada um se transforme no que idealizou.

Coaching parental: em que difere do aconselhamento, terapia e consultoria?

Coaching parental não é aconselhamento ou terapia, que geralmente se focam no passado e têm uma perspectiva histórica sobre os acontecimentos; nem é consultoria que implica a formulação de opiniões e respostas de especialistas. No entanto, no coaching parental utilizam-se técnicas adaptadas da psicologia clínica e da psicologia do desenvolvimento.

O Coaching parental é orientado para a acção e para a solução focando-se, principalmente no presente e no futuro. As “respostas” que o coachee procura surgem através do trabalho realizado em parceria com o coach. O coach faz perguntas, encoraja, lança desafios, sugere tarefas e “escuta” a essência do coachee, de forma a permitir-lhe que seja cada vez mais consistente com os seus objectivos, os seus valores e a sua visão. O coach foca-se no coachee, naquilo que este deseja e na melhor forma de o alcançar.

Quais as modalidades de coaching parental?

As sessões de coaching parental podem acontecer presencialmente, em consultório, ao domicílio ou à distância.

Desenvolvemos também um SPA Mental para Pais Ocupados - um conjunto de exercícios, desafios e oportunidades de reflexão, que lhe permitirão encontrar novas estratégias, novos recursos, novos olhares para que saia revigorado,  retemperado e energizado para uma melhor gestão do seu dia-a-dia familiar!

Sessões de Coaching Parental

Descubra alternativas para lidar de forma mais positiva com as situações mais angustiantes e difíceis do dia a dia da vida familiar.

MARCAR SESSÃO

Testemunhos

Tive o privilégio de fazer um processo de coaching, tendo sido uma experiência muito enriquecedora que teve várias fases, da procura por uma solução e da descoberta de novas questões, da resolução de situações passadas e na definição de novas posturas, comportamentos, atividades que estão a ter um impacto muito positivo na minha vida, modificando algo que estava enraizado na minha vida desde que me lembro de ser pessoa. Foi muito positiva a forma como foi conduzido todo o processo, orientando sempre as soluções e questionando de uma forma muito inteligente e eficaz, sem nunca impor as suas ideias, mas ajudando claramente para uma resolução positiva da questão inicialmente colocada. Experiência a repetir, sempre que voltar a necessitar. Há que salientar que todo este processo foi a 300 kms de distância, via skype.

I.R.

Passei o dia e a noite a pensar na sessão que tivemos ontem. Gostei mesmo muito (...). Saímos com vontade de fazer coisas e enfrentar desafios (...). Gostava de ter gravado ou escrito muitas das ideias para poder revisitar de um modo sistemático e preciso. E devo dizer que hoje já comecei a aplicar - não desisti da minha aula de dança para ir a correr ajudar o meu filho mais velho. Mais uma vez muito obrigado!!! Grata!

M.R. (mãe de 3 filhos)

Utilizam uma metodologia muito interessante e que nos obriga realmente a pensar e chegar à solução adequada a nós.

Inês Ferreira, Empresária, Mãe

Os workshops podem ser um excelente ponto de partida, considero que o tipo de reflexão que permitem e o ambiente em que são realizados poderão ser mais facilitador de mudança do que o trabalho individual que se possa fazer em espaço de consulta.

Anabela Polido, Psicóloga

Parabéns. Mesmo não tendo uma “varinha mágica” senti que pôs as mães a pensarem mais em si e nos seus problemas pela positiva.

Isabel Prudêncio, Educadora de Infância

Quando tudo o que nos rodeia nos convida a olhar para fora, é refrescante saber que as respostas às verdadeiras questões, aquelas que importam para a nossa felicidade, estão em nós.

João Pedro Rodrigues, 2 filhos

Vale a pena! Ajudou a reflectir sobre a minha forma de pensar e de agir.

Maria Helena António, 2 filhos, Contabilista

Uma boa forma de nos ajudar a perceber que todos somos pais imperfeitos, mas que queremos todos caminhar para a perfeição.

Ana Rute Peixinho, 1 filho, Jornalista

Gostaria de deixar um agradecimento pela disponibilidade, confiança e pelas mensagens que me foi transmitindo, as quais me têm feito sentir uma pessoa mais preenchida, conhecedora de mim próprio e mais atento e disponível para os outros. Efeito WinWin-Todos ganhámos!

Vítor Marques, pai de 2 filhos

Numa 1h30 foi brutal a mudança de atitude que se gerou em mim.

Ana Vaz, Gestora

Um feedback dos meus fins de tarde: aos pouquinhos estou a ir muito bem: para mim é maravilhoso pensar que posso ler um pouco e usufruir de um fim de tarde tranquilo que, sucessivamente ao longo desse tempo, será inevitavelmente tranquilo. Os pequenos, inicialmente acharam um pouco estranho: "Não vamos tomar banho agora??; Brincamos primeiro??" mas adoraram. E, como o ano letivo está a terminar e os dias são grandes, mais horam menos hora para deitarem é um pouco indiferente: eles estão bem, eu estou bem, eu estou bem, eles estão bem...e tudo está bem :).

A.G.

Consegui implementar algumas mudanças na minha vida familiar graças às sessões de coaching - coisas simples como passar a definir horas em dias específicos apenas para mim, de colocar o problema no lado das minhas filhas adolescentes e ter mais segurança nas minhas atitudes e decisões com elas. Em relação ao trabalho penso que a minha segurança e autoconfiança saíram reforçadas com esta minha nova postura perante os problemas familiares e consigo estar com uma atitude ainda mais positiva para enfrentar os problemas que surgem no dia-a-dia do trabalho.

Tânia F.

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt