Family Coaching: 36 Desafios Para Pais Extraordinários

Family Coaching: 36 Desafios Para Pais Extraordinários

Após cerca de um ano de trabalho com pais, de ouvir e partilhar histórias, vivências e soluções com muitos pais e mães, decidimos que queríamos partilhar a nossa experiência, este conceito e este percurso com todos os pais e mães que desejassem tornar-se ainda mais extraordinários. E assim nasceu, em Novembro de 2010, o primeiro livro de coaching parental português.

Pretendíamos com este livro, dois objectivos:

Consideramos que ambos os objectivos foram alcançados: fomos contactadas por pais de todo o País, a manifestar o quanto tinham gostado do livro e como se tinham sentido ao lê-lo.

Mas, o alcance do livro foi ainda mais além: diversos profissionais de instituições que apoiam famílias, pelo país inteiro, entraram em contacto conosco: dizendo-nos que usavam os exercícios do livro como ferramenta de trabalho, que queriam conhecer-nos, que gostavam que fossemos à sua instituição falar com eles e com as famílias que apoiam. E assim passamos a deslocarmo-nos a vários pontos do país. Na sequência deste trabalho directo com os profissionais, surgiu em Janeiro de 2017 a 3ª edição, com um capítulo novo dedicado inteiramente a este público. O objectivo foi partilhar formas de utilizar o livro no seu trabalho com famílias mas também propor alguns exercícios que os convidam a “olhar para dentro” e a reflectir sobre o seu papel junto daqueles com quem trabalham.

Pais extraordinários?

Quando decidimos dizer que os desafios do livro eram para pais extraordinários, fizemo-lo com uma dupla intenção: queríamos que quem  lesse o título sentisse que é um pai ou uma mãe extraordinária – e percebesse que o livro é para si; ou que pensasse “eu quero ser um pai extraordinário – este livro é para mim!”. Porque acreditamos, de facto, que todos os pais e mães são extraordinários.

O prefácio, escrito pelo Dr Mário Cordeiro, foi uma boa surpresa: é alguém que admiramos e que sabemos que também está do lado dos pais e das mães em momentos desafiantes, sempre com um papel de suporte e uma atitude otimista!

Ficou curioso? Pode conhecer o índice, ler a introdução ou aceitar um dos desafios que aparecem no livro.
Se leu o livro, mas, como aconteceu com outros pais, sente que precisa de uma ajuda individualizada, não hesite em contactar-nos ou em adquirir um dos serviços que criámos a pensar em si.

Testemunhos

Este livro não contém receitas para educar, nem ideias de como ensiná-los a serem bonzinhos. Acho que tem, sobretudo, formas de mudar a minha própria visão do problema ou do contexto em que estou, enfim, de modificar a minha visão do mundo. Fórmulas que nos podem ajudar, a partir de nós próprios, a ser melhores, a ser um pai ou uma mãe maravilhosos.

Francisco, pai de 3 crianças, arquitecto

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt