A Aventura de Sermos Pais em Tempos Desafiantes

2020-12-09

A Aventura de Sermos Pais em Tempos Desafiantes

Lembrando que os seus filhos terão a oportunidade a cada ano que passa de olhar para si e inspirar-se de como desejam viver a vida, propomos que dê a si próprio o presente de criar a combinação que melhor funciona, neste momento, para a sua família!

Muitas vezes falamos de como os pais são uma referência para os filhos. De que a forma como vivem a sua vida será observada e apreciada pelos filhos (e pelas outras pessoas que os rodeiam). Referimos, também, que não têm forma de garantir que os filhos vão copiar o que vêem - o que levam do que vêem nos pais será uma escolha deles.

Numa altura em que o Mundo se debate com um ambiente de medo, agitação, opiniões divididas, os pais e mães, já o dissemos antes, são os verdadeiros heróis. Têm, nas suas mãos a oportunidade de criar um pano de fundo para a forma como cada um dos filhos irá recordar este período histórico no futuro.

Assim, neste texto, damos algumas pistas e inspirações para as escolhas que podem querer fazer…

Queremos ser mais cautelosos ou mais aventureiros? E quando falamos destas duas atitudes, falamos de como queremos encarar os riscos do dia-a-dia. A vida é repleta de riscos. A maioria do tempo não temos presente este facto. Os tempos actuais trouxeram-no para o centro. Agora podemos decidir e descobrir se queremos passar a mensagem inspiradora aos nossos filhos de que estes riscos podem ser vividos com cautela e descobrindo o que depende de nós para prevenir o que for possível prevenir; ou podemos ser mais aventureiros, passando a mensagem de que os riscos tornam a vida de cada um de nós única e especial. A primeira opção pode trazer tranquilidade a algumas pessoas e ansiedade a outras; a segunda opção pode trazer alegria a algumas pessoas e receio a outras… qual delas terá mais a ver consigo?

Desejamos viver os dias com mais planeamento ou com mais fluidez? E estas são duas perspectivas que nos podem trazer a segurança de saber o que preparámos e idealizámos, ou a excitação do inesperado e do imprevisto! A primeira opção pode fazer algumas pessoas sentirem-se limitadas e outras confortáveis e descansadas. A segunda opção pode trazer angústia a algumas pessoas e sensação de liberdade a outras: qual terá mais a ver consigo?

Será mais importante manter as tradições ou criar novas formas de conexão com a família alargada? Aqui falamos de ir atrás das formas enraízadas em cada família de viver a sua tribo, ou de inventar com criatividade novas formas de estarmos juntos. Para algumas pessoas a primeira traz identidade e para outras traz a sensação de prisão ao passado. Para alguns a segunda será uma forma de abraçar a inovação e o futuro, para outros será uma forma artificial de viver as relações. Qual delas quer tornar mais presente?

E nenhuma destas ideias ou perspectivas é absoluta. Todas elas têm uma escala de intensidade associada que torna esta escolha ainda mais criativa e plena de possibilidades!

Lembrando que os seus filhos terão a oportunidade a cada ano que passa de olhar para si e inspirar-se de como desejam viver a vida, propomos que dê a si próprio o presente de criar a combinação que melhor funciona, neste momento, para a sua família!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt