Acertar o passo com as famílias

2021-05-13

Acertar o passo com as famílias

“As boas equipas tornam-se ótimas equipas quando os membros confiam uns nos outros o suficiente para trocar o “eu” pelo “nós” (Jackson Phil)

No nosso trabalho com os pais, muitas vezes fazemos-lhes o convite de olharem para a sua família como equipa. O mesmo pode ser válido para os profissionais.

O profissional consciente do seu papel de agente de mudança pode ser uma força motriz. Um primeiro desafio será olhar para si e descobrir quais as suas competências, forças, talentos (alimentar a sua autoconfiança!) para depois poder pô-los ao serviço da equipa.

Este exercício de olhar para dentro e procurar os seus tesouros será um facilitador para que possa estar mais sensível e atento às competências, qualidades e talentos das famílias que acompanha. com este exercício, os olhos dos profissionais tenderão a ser menos críticos e mais disponíveis para procurar esse lado bom. Pode ser um catalisador que impulsiona as famílias a procurarem aquilo que as torna únicas, especiais e valiosas.

Acreditamos que esta predisposição para ver o que muitas vezes os outros técnicos todos não vêem ajudará a acertar o passo com as famílias. Sabemos que é um desafio grande pois uns e outros (profissionais e famílias) estão, na maior parte das vezes em polos opostos - ou porque têm objectivos distintos, ou porque mesmo que partilhem os objectivos, na maior parte das vezes, vêem caminhos diferentes para lá chegar.

Se voltarmos à ideia de profissionais e famílias poderem ser uma equipa, importa que cada um ponha ao serviço o que de melhor tem e sabe fazer, respeitando o lugar de cada um (como nos desportos coletivos!). À família caberá definir o que quer. Ao profissional caberá apoiar a família a chegar lá, lembrando-a dos muitos tesouros que traz consigo e que às vezes já se esqueceu.

Acertando o passo o caminhar fica mais leve para ambos!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt