Autoconfiança ou a Fé em Mim

2021-05-19

Autoconfiança ou a Fé em Mim

Parece que, ao longo da vida, a autoconfiança da maioria das pessoas vai diminuindo. Nascemos sem precisar de ter dúvidas sobre o que somos ou o que sabemos. Mas a maioria de nós, à medida que cresce, vai “aprendendo” que talvez não sejamos o suficiente. Que precisamos de ser mais, de ser melhor, de ser mais capazes.

Dizemos muitas vezes que a autoconfiança é um dos princípios mais importantes do coaching parental. Que sem ela é mais difícil a mudança acontecer, que ela é a “mochila” que precisamos de levar quando nos pomos ao caminho para mudar o que deixou de fazer sentido na nossa vida.

E cada vez mais, aqui, na Family Coaching nos damos conta como este facto é importante e central. E o impacto que tem na nossa forma de ver o Mundo, de interagir com as pessoas à nossa volta precisa de ser reconhecido e olhado de frente. A autoconfiança permite-me:

Parece que, ao longo da vida, a autoconfiança da maioria das pessoas vai diminuindo. Nascemos sem precisar de ter dúvidas sobre o que somos ou o que sabemos. Mas a maioria de nós, à medida que cresce, vai “aprendendo” que talvez não sejamos o suficiente. Que precisamos de ser mais, de ser melhor, de ser mais capazes. E fazemos parte desse coro, dizendo aos que nos rodeiam que também “têm que” ser mais e melhor. Incluindo os nossos filhos! Como parar este ciclo? Começando por dentro.

Com o tempo de trabalho com o coaching parental fomos criando um conjunto de exercícios que permitem a cada um descobrir a pessoa única e especial que é, ampliar a visão de si própria e aumentar a gentileza para consigo mesmo. Aqui estão algumas pistas para aumentar o conteúdo da sua “caixa do tesouro” que é a autoconfiança:

Recorde-se que este é um trabalho contínuo: podemos, todos os dias, construir, alimentar e reforçar esta confiança em nós próprios!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt