Coaching Parental: O Foco na Solução

2020-09-23

Coaching Parental: O Foco na Solução

O foco na solução (ao invés do problema) é uma das características do coaching. Neste texto descobrimos como poderá esta abordagem ser útil e inspiradora para os profissionais que apoiam pais e famílias.

Com duas turmas nova de formação a começar, o entusiasmo de partilhar aquilo que nos apaixona no coaching parental á palpável. Sentir que essa partilha e esse olhar faz eco em pessoas que trabalham há vários anos com pais e famílias torna a experiência ainda mais intensa!

Desta vez deixamos-nos embalar pelo foco na solução - o que quer dizer, como se introduz no trabalho de todos os dias, como pode ser uma ferramenta com famílias dos mais diversos contextos… e que riqueza de experiências, olhares e descobertas.

Para inspirar quem trabalha com famílias e lê este texto, deixamos aqui algumas pistas para que possam descobrir formas de levar esta perspectiva ao vosso trabalho:

A ideia de “sair do problema” parece, frequentemente estranha a ambas as partes - quer à família, quer aos profissionais - ambos andam há muito (demasiado?) tempo à volta do problema. Falar dele justifica e enquadra a presença de todos ali. Todos sentem que estão a “fazer alguma coisa” porque estão a debruçar-se sobre “o problema”. Por vezes, para sair deste “círculo viscoso” basta fazer uma ou duas perguntas diferentes. Por exemplo, quem é que tem um problema naquela situação e como o descreve(m) essa(s) pessoa(s)? Explorar as respostas a esta pergunta pode ser um caminho muito produtivo e transformador!

Decorrente do processo anterior de “esmiuçar” o problema, todos foram ao longo dos anos adoptando uma regra, uma ideia que paramos de questionar. Talvez até em nossas casas esta ideia sirva de base a alguns “nós”. Essa regra, essa crença, diz-nos que quanto melhor conhecermos o problema mais provável será encontrarmos uma solução! Será que isto é verdade em todas as situações?

A juntar a esta ideia, podemos adicionar outra regra que desenvolvemos com perícia ao longo da vida - a ideia de que situações - ou problemas - complexas precisam de soluções igualmente complexas. E tendemos a menosprezar ou não olhar com olhos de ver para as pequenas mudanças, as “soluções” simples”.

Finalmente uma outra vantagem que nos traz o foco na solução, passa por acreditar e recordar que há (ou já houve sucesso! Que aquela pessoa (ou nós) já passámos por situações semelhantes em que as coisas correram bem. Explorar e olhar para essas situações, para além de nos dar força e energia (aumenta a confiança nas nossas capacidades) inspira-nos a procurar o que foi diferente e que contribuiu nessas outras vezes para um resultado diferente!

Resumindo, costumamos dizer que perguntar a nós próprios o que queremos, o que precisamos naquela situação será um bom ponto de partida para o foco na solução.

E agora que lhe deixámos aqui as pistas, o que espera para começar a fazer diferente no seu trabalho?

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt