Competir e Cooperar

2019-06-11

Competir e Cooperar

Esta é uma oportunidade para descobrir a relação com os valores centrais na vida dos pais e das mães e a forma como integramos a competição e a cooperação na vida familiar

Conceitos que preocupam pais em geral. Princípios e valores diferentes. Ou talvez os princípios sejam semelhantes, mas vividos de forma diferente.

Falamos da escola, do desporto que cada um pratica, do local de trabalho, de ser cidadão. É preciso recordar que todos temos valores e princípios dos quais não queremos abrir mão. Mas também é importante relembrar que um mesmo princípio pode ser colocado em prática de muitas maneiras diferentes. E, ainda, ter noção de qual mensagem quero passar aos meus filhos.

Tantas coisas que podemos escolher olhar e ter em conta na hora de decidir como gerir os desafios diários!

Quer alguns exemplos? Para muitos de nós proporcionar uma vida segura aos nossos filhos é um princípio muito importante. Esta segurança pode significar, para alguns pais, proteger os filhos o mais que puderem. Para outros pode significar o oposto: desde cedo proporcionar oportunidades aos filhos para aprenderem a lidar sozinhos com as adversidades.

Para uma grande parte dos pais a felicidade dos filhos é uma preocupação central. Isso significa, para alguns, fazer tudo o que está ao seu alcance para que os filhos frequentem uma boa escola e tenham bons resultados escolares. Para outros significa proporcionar oportunidades para aproveitar ao máximo uma infância livre e tranquila, acreditando que o resto da vida trará desafios suficientes.

Podemos ainda olhar para o amor. Sempre uma prioridade para a maioria dos pais. E tantas formas que há para o vivermos e mostrarmos. Há pais que acreditam que amar é ser rigoroso, criando filhos que amam os pais. Haverá outros que acreditam que viver momentos em comunidade, disponibilizando convívios com amigos dos pais e dos filhos será o mais acertado. Há ainda quem acredite que é dar - tudo o que se puder!

Sem saber o que nos motiva não saberemos Parar e Pensar se realmente estamos a transmitir o que queremos de verdade deixar de herança...

Pense nisso quando decidir como reagir à presença ou ausência do seu filho no quadro de honra da escola, por exemplo.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt