Comunicar com Adolescentes: Missão Possível!

2019-04-08

Comunicar com Adolescentes: Missão Possível!

Este texto desafia-o a pensar na relação com o seu filho adolescente e na forma como comunica com ele

A propósito do workshop da próxima 4ª feira em Vila Nova de Gaia, queremos desafiá-lo a pensar no seu filho adolescente e na forma como comunica com ele ou ela.

Esta é uma área sensível na relação com os adolescentes - a sensação de que não chegamos lá, a sensação de que falamos línguas diferentes, a dúvida se saberemos ouvi-los. Tudo isto contribui para sentir, por vezes, que estamos no meio de um "diálogo de surdos".

Imagine que alguém que oferecia uma brilhante e especial varinha mágica... que qualidade, característica ou factor tornaria mais presente na vossa comunicação? Poderá ser a sinceridade, o respeito, a disponibilidade ou a proximidade. Também pode ser a partilha ou a união. Ou mesmo a liberdade ou a confiança...

Agora pense em si, como mãe ou como pai. Faça uma lista das diferentes maneiras de tornar presente  o factor ou característica que escolheu nas suas interacções com o seu filho:por exemplo, se escolheu a sinceridade tem várias acções que pode realizar para a tornar mais presente, descobrindo as questões relativamente às quais pode ser mais sincero com o seu filho; se pretende que o respeito faça parte com mais frequência das vossas interacções, permita-se mostrar esse respeito com mais frequência quando comunica com ele, respeitando um pouco mais, por exemplo, algum dos aspectos da vida dele que o incomodam:

Seja corajoso: dê o primeiro passo. Provavelmente as mudanças vão surpreendê-lo!

"Se queres receber deves primeiro dar: eis o início da inteligência"

Tau-te-King, 36

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt