Eu Posso Fazer a Diferença

2019-10-29

Eu Posso Fazer a Diferença

Encontrar, na minha realidade, nas condicionantes do meu contexto, nas limitações da minha realidade, onde posso fazer a diferença, ajuda a aumentar a autoconfiança

“Um dos temas mais queridos do coaching parental é a autoconfiança. Quando falamos de autoconfiança com os profissionais que intervêm com famílias temos, habitualmente, vários objectivos:

- Gostamos de relembrar estes técnicos que eles são pessoas extraordinárias: que têm um conjunto de recursos, competências e capacidades que podem utilizar no seu dia-a-dia como pessoas e como profissionais.

- Para nós é também muito importante ajudar estas pessoas a reconhecer que têm um papel muito importante na promoção da autoconfiança dos pais com quem se cruzam. Recordá-los de que são modelos para os pais e famílias com quem trabalham e que o que dizem e fazem tem impacto na forma como os pais olham para si próprios. Que podem contribuir para alimentar a autoconfiança das famílias e para levar os pais a acreditar cada vez mais que são capazes.

- Mas queremos ir ainda mais longe. Queremos desafiá-los a confiar nas famílias com quem trabalham: a confiança precisa de ser mútua: como posso desejar que estas pessoas confiem em mim e no meu trabalho quando eu próprio tenho muito pouca confiança nelas? Prepare-se: chegou o momento de se desafiar!” (in Family Coaching: 36 desafios para pais extraordinários, pag. 183, 3ª edição).

Cada profissional pode fazer a diferença, pode ser um modelo muito poderoso junto das famílias com quem se cruza. Em cada encontro que realiza, tem oportunidade de mostrar que confia nelas - consegue pensar em comportamentos que o possam demonstrar? Podem ser palavras, podem ser gestos...E dando o primeiro passo, pode também convidá-las a confiar em si. Cada profissional pode fazer a diferença, estabelecendo uma nova dança da confiança, cativando cada família.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt