Famílias Valiosas - Como Encontrá-las

2019-11-13

Famílias Valiosas - Como Encontrá-las

Todas as pessoas com quem nos cruzamos têm talentos, capacidades e competências, mas vê-los é privilégio de alguns

Sabemos que os profissionais que intervêm com famílias sonham, ambicionam e desejam que as famílias com quem trabalham se tornem em famílias autónomas, seguras e felizes. Este, que é o foco do seu trabalho tem, por vezes, o lado menos bom de os levar a olhar apra estas famílias como sendo menos capazes ou competentes, chegando, por vezes a ter dificuldade em ver os seus pontos positivos.

Mesmo quem tem habitualmente capacidade para ver o melhor em cada um, tem dias mais complicados: em que “tudo” parece complicado e negativo.

Nesses momentos, faça um exercício simples - se desejar convide um colega para fazer este exercício consigo! - que começa por imaginar as famílias com quem intervém todas juntas: pode ser num auditório, numa praça ou jardim ou numa pequena sala. Olhe-as, na sua mente, durante um bocadinho. De seguida abra os olhos e faça uma lista de tudo o que vê de bom nesse grupo de pessoas. Durante 5 minutos esqueça os insucessos, as tentativas que correram mal, as desilusões ou esforços não recompensados e foque-se em tudo o que têm de talentos e competências que admira!

Para ser mais fácil nós começamos:

Lembre-se que nem todas precisam de ser assim, mas basta encontrar 2 ou 3 onde encontra estas características para poder escrevê-las na sua lista! Seja generoso e positivo. Pare ao fim de 5 minutos e releia o que escreveu. Registe como se sente.

Se desejar pode partilhar o que sentiu e a lista que contruiu com os seus colegas ou até, quem sabe, com algumas daquelas famílias.

“E quando tudo estiver de pernas para o ar, sorria por poder ver a vida sob outro ângulo” (Anónimo)

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt