“Fé, confiança e um pouco de pó de fada!”: O ano lectivo vai começar!

2020-09-09

“Fé, confiança e um pouco de pó de fada!”: O ano lectivo vai começar!

… E, este ano, mais do que nunca, num momento em que nos tornamos mais conscientes da imprevisibilidade da nossa vida, acreditamos nós que o pó de fada que podemos ter (e multiplicar) para distribuir na nossa vida, em casa e em especial na nossa família é a fé e a confiança em nós como pais e como mães reais, com tudo o que temos e somos!

A frase não é nossa. É da Disney e dos filmes do Peter Pan. Resolvemos ir buscá-la por que no arranque de um ano lectivo tão diferente de qualquer um que todos os que já vivemos, achamos que é um bom ponto de partida para a reflexão que vos queremos propor hoje.

Preocupação, dúvida, incerteza, imprevisibilidade… São palavras que vamos ouvindo aos pais e às mães que connosco se cruzam. Trazem também, na sua mochila outras palavras: esperança, fé, confiança. Dizem que experimentam uma montanha russa de emoções e sentimentos por esta altura.

Pais de filhos de idades diferentes experimentam inquietações distintas - claro que é diferente deixar uma criança de 5 meses numa creche, de deixar um filho de 6 anos à porta da escola ou até de acompanhar o filho que muda para o 5º ou 7º ano… Idades diferentes, desafios distintos. Denominador comum: a imprevisibilidade que sempre esteve presente na vida das famílias mas que agora tem um nome: COVID 19.

E voltamos à frase do Peter Pan “Fé, confiança e um pouco de pó de fada!” - como poderemos ter isto presente nas nossas vidas agora com o ano lectivo prestes a arrancar? O que depende de cada um de nós?

Às vezes esquecemo-nos que os maiores especialistas na nossa família somos nós, os pais e as mães. Somos aqueles que melhor conhecemos os nossos filhos, as rotinas que funcionam, o que cada um mais gosta… Agora mais do que nunca importa confiarmos em nós como pais e como mães. Alimentar a nossa autoconfiança para a viagem que vamos começar rumo ao ano lectivo 2020 / 2021. O que o torna um pai/ uma mãe único e especial para o seu filho (tenha ele que idade tiver!)?

Quando falamos de fé (do latim fide), de acordo com a Wikipédia, referirmo-nos à “adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade(...) pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia” Apetece-nos dizer - “Cultive a autoconfiança e tenha fé em si, como pai e como mãe!”

A fé acaba por estar associada à confiança. Quando acreditamos em nós como pais, na nossa capacidade de desempenhar esse papel, de “dar conta dos recados” que a vida nos traz, aumentamos a nossa autoconfiança. Lembre-se lá de um momento especial na vida do seu filho, em que esteve ao lado dele para o apoiar/ajudar… Como se sente quando o recorda?

Passemos ao pó de fada - O que pode ser ele?  Pode ser a esperança, o desejo de que aquilo que não controlamos seja mais ou menos do nosso agrado, pode ser a nossa abertura ao futuro que desconhecemos… E, este ano, mais do que nunca, num momento em que nos tornamos mais conscientes da imprevisibilidade da nossa vida, acreditamos nós que o pó de fada que podemos ter (e multiplicar) para distribuir na nossa vida, em casa e em especial na nossa família é a fé e a confiança em nós como pais e como mães reais, com tudo o que temos e somos!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt