Férias Grandes: Tédio ou Treino?

2019-07-03

Férias Grandes: Tédio ou Treino?

Muito do stress que os pais vivem na altura das férias escolares vem das expectativas ou ideias que têm sobre as férias. Quais são as suas?

Nesta altura do ano é comum encontrar diversos artigos e textos relacionados com as férias de Verão das crianças. Habitualmente dividem-se em dois grupos: aqueles que advogam a  importância de as crianças realizarem TPC's durante as férias, e a ideia de que as férias grandes ao arrastarem-se por longos meses. A autora deste texto afirma que "Tínhamos em excesso tempo para não fazer nada. Assim, como acontecia há 3 décadas, permitem aprender o que é o tédio. 

Há pais e mães que referem que os miúdos são como os atletas, se ficam muito tempo sem treinar, quando regressam têm um rendimento quase nulo; outros que reforçam que o tédio é muito útil para, sem o percebermos, reflectirmos sobre a vida. E crescer por dentro.

Gostávamos de saber com qual destes textos se identifica mais: concorda com a ideia de que às crianças faz falta este tempo para se aborrecerem, ou inclina-se mais para a ideia de que os pais devem estar atentos e criar algumas rotinas para que, no regresso às aulas em Setembro, não se tenham perdido hábitos de escrita e leitura?

Gostávamos que fizesse esta reflexão adoptando três perspectivas distintas: que se recorde das suas férias grandes, que pense nas suas férias do trabalho actuais e que se coloque nos seu papel de pai ou de mãe. É possível que haja diferenças na sua opinião ao adoptar m cada uma destas diferentes perspectivas. Partilhe connosco a sua opinião!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt