Foque-se no Positivo

2019-05-15

Foque-se no Positivo

Será que as notas escolares reflectem as fosçras e fraquezas dos nosso filhos? O que queremos transmitir com a forma como reagimos à nstas escolares?

"O seu filho chega a casa com as notas escolares. Teve um 5, quatro 4's e um 2. Onde é que vai investir a sua energia de pai ou mãe?"

Marcus Buckingham

Este autor, que criou a situação hipotética referida, afirma que a esmagadora maioria dos pais tem tendência a focar-se na nota negativa. Raros são os pais que dizem ao filho: "querido, tiveste um 5 nesta disciplina, Tens um dom especial para ela. Como é poderemos trabalhar esse dom ainda mais?".

Marcus Buckingham tem um conjunto de livros muito interessante sobre tirar o maior partido possível das nossas forças, ao invés de ficarmos obcecados com as nossas fraquezas.

Aproveite este pequeno texto para Parar e Pensar: observe como reage quando os seus filhos têm 4's e 5's na escola. Ou quando trazem uma negativa para casa.

Lembre-se que Pode escolher onde foca a sua atenção, consoante a mensagem que deseja passar: foque-a nos sucessos e conquistas se deseja valorizar o esforço e o empenho; olhe com mais intensidade os insucessos se pretende dar atenção ao que correu menos bem! Adopte a atitude que lhe parece mais adequada, seja porque tem mais a ver consigo como pessoa, como pai ou mãe, ou porque acredita que é aquela que tem mais probabilidade de lhe permitir apoiar o seu filho.

Lembre-se que é importante tornar claro para si próprio a mensagem que quer transmitir ao seu filho e adequar a sua atitude a essa mensagem!

Aproveite o início do último período deste ano lectivo e decida que relação quer construir com a vida escolar dos seus filhos!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt