Na Semana Em Que as Escolas Voltam a Abrir… Um Artigo Partilhado e Comentado.

2020-05-20

Na Semana Em Que as Escolas Voltam a Abrir…  Um Artigo Partilhado e Comentado.

Esta semana, depois de terem fechado as portas no dia 13 de Março, as escolas voltaram a abrir para os alunos do 11º e 12º ano. Depois de um tempo em que estivemos todos em casa - pais e filhos - o texto da Sara Rodi parece-nos um excelente convite à reflexão.

Partindo de uma viagem até ao tempo em que a sua avó criou e educou cinco filhos no interior alentejano, a Rita parte exatamente desta pergunta  que um dia lhe fez: “Como é que se educavam filhos no meio do campo, sem supermercados nem lojas de roupa, sem telefone ou televisão, com a escola mais próxima a cinco quilómetros de distância, mas sem transportes para lá chegar?” Ora, esta pergunta pode ser um convite para os pais que nos lêm, fazendo as devidas adaptações: “Como é que eu quero educar os meus filhos agora, em “tempo de Covid”, e com as alterações que me este me trouxe?

Mais adiante a autora põe-nos a pensar quando escreve “A escola vive para a nota, e as famílias vivem para a nota também. E o tempo para o bem estar (...) e para educação, numa visão mais ampla da palavra (...) deixou de ser prioridade”. Será assim em todas as famílias? Como é  na sua? O que é que realmente importa? Quais são as suas prioridades?  Relembrar quais são as pedras grandes e importantes que quer manter na sua vida familiar pode ajudá-lo, numa vida que se adivinha em constante mutação, a descobrir como poderá garantir o lugar para elas no seu dia a dia (se quiser conhecer o que Sara Rodi fez no tempo de confinamento para garantir que na sua vida familiar havia espaço para as coisas que para ela eram muito importantes na sua família, pode ouvi-la aqui: https://pontosj.pt/video/conversas-de-desintoxicacao-com-sara-rodi/

A autora termina o texto de um modo muito interessante: desafiando-nos a pensar como poderemos apoiar uma criança a transformar-se num adulto saudável e feliz. Lança a ideia de nos podermos inspirar nas vivências e experiências dos avós e dos bisavós, indo ao seu encontro e perguntando-lhes; com curiosidade em descobrir.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt