O Poder das Famílias

2019-05-17

O Poder das Famílias

Aceitar que aquilo que eu desejo para a vida das famílias com quem trabalho e aquilo que elas pr´óprias desejam, muitas vezes é diferente

“A formação que realizei (...) foi muito importante no meu trabalho como médica de família, nomeadamente na entrevista clínica e no desenho do plano terapêutico. Através do conceito de tentar perceber quais os valores daquela família, permite-me interpretar melhor as queixas e personalizar o plano terapêutico. Isso tornou o meu dia-a-dia mais interessante e menos stressante” (Carla Silva, médica de família)

Quando temos o privilégio de dinamizar uma formação com profissionais empenhados e comprometidos, que querem ser capazes de fazer o seu melhor ao intervir com famílias fragilizadas e preocupadas, criam, por vezes, padrões na relação que estabelecem com elas.

Nos últimos tempos temos observado (e partilhado esta observação) um conjunto de características e dinâmicas nas relações que estes profissionais desenvolvem com as famílias, e aquelas que muitos pais desenvolvem com os filhos. Acreditamos que este é um tema acerca do qual vale a pena Parar e Pensar. Senão vejamos:

Daí que os princípios do coaching parental façam MUITO sentido quando são aplicados à intervenção com famílias! Podemos apoiar estes profissionais a descobrir alguns deles e a sentirem como eles podem ser uma mais valia no seu trabalho.

O que ganho no meu trabalho e na relação com as famílias quando confio que a mudança é conduzida por elas? O que recebo em troca quando acredito que são capazes de fazer acontecer mudanças? Que pontes crio quando respeito os valores e princípios que são centrais em cada família?

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt