O Que Eu Gosto de Lhes Dar Boleias!

2021-06-16

O Que Eu Gosto de Lhes Dar Boleias!

Comunicação Com Adolescentes: Missão Possível!

Recordo sempre aquele pai que partilhou connosco que o momento de maior conexão, partilha e comunicação com o seu filho adolescente eram as boleias às 2h ou 3h da madrugada, no regresso das saídas noturnas. Foi há muitos anos atrás, no início da Family Coaching (algures em 2010). Nessa época ainda não tínhamos criado os nossos  workshops e conferências em torno das temáticas da adolescência.

Hoje, as questões da adolescência ocupam um lugar no nosso “TOP 3” de temas mais pedidos - a comunicação, a escola, os amigos, a autonomia, os limites… na adolescência fazem parte de muitas das sessões que vamos realizando. Agora também somos mães de adolescentes e jovens adultos :-) e por isso, sentimos na pele todas as inquietações em relação a esta etapa da vida dos filhos (e claro dos pais!)

E na comunicação, dê lá por onde der, há duas ideias - chave que fazem muito sentido: “Socorro! Ele não me ouve!” e “Ele não fala comigo” De facto, podemos voltar estas ideias para nós pais - e eu, ouço-o? Quando ele me procura será que tenho disponibilidade para o ouvir? Sabemos que é desafiante - às vezes escolhem cada momento para querer falar!!! Ou escolhem cada tema!!! Vale a pena pensar que mensagem lhes passamos nessas ocasiões: que podemos não estar disponíveis para ouvir os outros; que podemos não querer falar do que inquieta os outros; que estamos curiosos relativamente à perspectiva dos outros; que mesmo não nos apetecendo muito conversar, podemos ir ao encontro do outro e ouvi-lo...Vale a pena parar e pensar nisto.

Quanto à outra ideia-chave façamos o mesmo exercício: “Ele não fala comigo”, e eu? falo sempre com ele? O que sabem os meus filhos acerca da minha vida, dos meus interesses, das minhas emoções?! É muito interessante esta questão. É comum encontrarmos pais e mães que ambicionam que os filhos sejam “um livro aberto” enquanto eles “se fecham em copas”. E mesmo para aqueles pais muito extrovertidos e conversadores, vale a pena parar e pensar se em todos os dias e durante as 24h de cada dia lhes apetece sempre conversar com os outros ao seu redor. E posso voltar à história do pai e das boleias - será que queremos aproveitar os momentos em que eles falam connosco? Podemos agarrar a oportunidade ou não e está tudo bem. Ter consciência de que estamos a fazer uma escolha é muito libertador. Perceber que não somos vítimas da situação e que podemos decidir como nos posicionar na comunicação que queremos estabelecer com os filhos adolescentes, pode trazer um novo olhar sobre esta questão.

Posso ainda confessar que mais recentemente descobri um outro potencial das boleias :-) Quando para além dos filhos transportamos também os seus amigos, abre-se uma enorme janela de oportunidade na comunicação com os filhos adolescentes, seja porque ficamos a ouvir e a observar a comunicação entre eles, seja porque podemos partilhar o seu mundo e a sua vida. 

- “Mãe, podes levar-me a....?” 

- “Quero agarrar esta oportunidade? O que pode ser bom nesta boleia?” (pergunta a minha voz interior que me traz a liberdade para dizer “Sim” ou “Não”; dar boleias deixou de ser uma “obrigação de mãe” e passou a ser um tempo de múltiplas oportunidades de comunicação; e mesmo nos dias em que a comunicação é o silêncio, também está tudo bem porque os silêncios fazem parte da comunicação, são muito importantes, são o tempo e o momento de olhar para dentro e pensar!)

(Photo by Clem Onojeghuo on Unsplash)

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt