O Verão, as férias e o descanso

2021-07-13

O Verão, as férias e o descanso

Cada família, cada pai e cada mãe tem desejos, necessidades e condicionantes diferentes para as férias. Quase todos em comum têm a vontade de criar memórias e passar momentos intensos e felizes!

As férias de Verão trazem, para quase todos os pais um misto de emoções: por um lado a sensação de descontracção, de deixar cair as obrigações, os horários, aliviar as exigências - consigo próprios e com os filhos e de aproveitar a vida lá fora e o tempo livre para conectar e apreciar o tempo em família. Por outro lado, traz, frequentemente, as exigências de períodos de férias de pais e filhos que não coincidem, os filhos que desejam, precisam ou querem coisas diferentes das férias daquelas que os pais imaginam ou sonham, os horários e a energia de pais e filhos que são diferentes e que, necessariamente exigem ajustes e cedências de ambas as partes.

Para tirar a o melhor partido de um período que todos antecipam e precisam, a primeira sugestão que trazemos será reconhecer e identificar os desejos de cada um. De seguida encontrar estratégias para que cada um dos elementos da família encontre e aprecie momentos para receber o que precisa: tempo para si, para o que gosta ou para descansar. Por último, e sabendo que a maioria dos pais e dos filhos têm em comum um desejo de conexão e partilha de momentos especiais, perceber como poderemos criar esses momentos: refeições em conjunto, banhos de mangueira, de praia ou de rio, jogos enérgicos ou apenas observar as estrelas…

Por último, e pensando naqueles pais que, por algum motivo não poderão ter um período de férias mais prolongado, lembrar que todos os dias podemos descobrir como criar esses momentos que ambicionamos: 15 minutos a jogar no parque do Bairro, a andar de bicicleta ou um piquenique à noite podem acontecer, também, nos dias “normais”!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt