“Obedecer Não é Sinónimo de Responsabilidade”: O Que Tem Isto a Ver Com o Início do Ano Lectivo?

2020-09-16

“Obedecer Não é Sinónimo de Responsabilidade”:  O Que Tem Isto a Ver Com o Início do Ano Lectivo?

“Apeteceu-me, tantas vezes, que os meus filhos simplesmente me obedecessem… Mas eu não quero filhos que obedeçam incondicionalmente. Quero contribuir para que eles se responsabilizem por todos os seus atos."

Hoje queremos partilhar convosco este artigo - “Obedecer não é sinónimo de responsabilidade” - porque quando o lemos ficámos a pensar na relação que poderá ter com este início de ano lectivo.

A autora escreve: “Apeteceu-me, tantas vezes, que os meus filhos simplesmente me obedecessem… Mas eu não quero filhos que obedeçam incondicionalmente. Quero contribuir para que eles se responsabilizem por todos os seus atos. Que façam cada uma das suas escolhas em consciência. Que questionem aquilo que sentem estar errado. Que protestam quando alguém desrespeita a sua integridade ou a dos outros.” Pensando no ano lectivo que agora começa, em que muitos pais se sentem perdidos no meio de indicações contraditórias, em que se fala da ansiedade que as crianças e os jovens experimentam devido às suas vivências dos últimos meses, sentimos que pode ser útil “pensar pela própria cabeça” .

Este texto pode ser um convite aos pais para reflectirem sobre como apoiar os filhos a pensar:

Acaba também por ser um convite para os pais, a olharem para si e sobre a forma como inspiram aos seus filhos.

Como é consigo? Já pensou como quer estar ao lado do seu filho e inspirá-lo neste arranque de ano lectivo?

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt