Os Desafios da Adolescência: Proteger ou Preparar?

2021-05-05

Os Desafios da Adolescência: Proteger ou Preparar?

Crescemos a acreditar que quando os filhos chegam à adolescência é que os verdadeiros desafios da parentalidade surgem. Até a sabedoria popular reforça esta ideia: “filhos criados, trabalhos dobrados”. E agora?

Há uma frase da Maria do Céu Machado sobre a adolescência que inspirou a partilha de hoje: “A adolescência é a altura da vida em que os pais se tornam complicados”. Fez-me pensar naquela verdade universal de que na adolescência é que é! Que quando os filhos chegam à adolescência é que os verdadeiros desafios da parentalidade surgem. Até a sabedoria popular reforça esta ideia: “filhos criados, trabalhos dobrados”.

Então que significado poderemos encontrar na frase da Maria do Céu Machado? Talvez ela espelhe o factor que, provavelmente, mais cresce à medida que os miúdos também vão crescendo: a preocupação. Quanto mais os filhos se aproximam da idade adulta mais os pais se vão preocupando com o seu futuro, com as escolhas que fazem e o impacto que elas terão na sua vida.

À medida que essa preocupação cresce, e que os vemos a continuar a fazer “disparates” ou “parvoíces”, começamos a ter medo de que nunca parem e, numa reacção quase instintiva, queremos aumentar o controlo.  E é aí que nós, pais, começamos a “ficar complicados” …

Talvez a maioria dos pais esteja neste momento a pensar que, no caso dos seus filhos, há razões para esse controlo e para essa preocupação.  É possível. No entanto, talvez esteja na hora de recordar que quanto mais protegemos, menos preparamos. E o controlo vem sempre de uma vontade de proteger.

Imagine, durante um momento, que continua a desempenhar o papel de dizer ao seu filho adolescente o que pode e não pode fazer em relação a tudo (ou quase tudo). Que continua a assumir o papel de definir os limites dele . Quando saberão – os pais e os filhos – que está na hora de passar esse testemunho? De o deixar assumir a ele esse papel e essa responsabilidade?

É que nós, pais, não estaremos sempre lá…

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt