Os Pais São os Adultos e Modelos Que Podem Inspirar os Filhos na Sua Forma de Pensar, Sentir e Agir!

2020-07-22

Os Pais São os Adultos e Modelos Que Podem Inspirar os Filhos na Sua Forma de Pensar, Sentir e Agir!

Daniel Sampaio: “Os pais não são amigos dos filhos. São adultos e devem funcionar como tal, traçando limites.”

Por vezes, alguns pais e mães com quem trabalhamos, sentem-se perdidos e relatam situações que nos levam até a esta afirmação de Daniel Sampaio:  “Neste momento existem muitos problemas porque os pais têm dificuldades em exercer a autoridade e a função parental. Já não podem voltar aos métodos antigos …” Mas também não sabem como fazer para passar a mensagem que desejam. Por isso, na Family Coaching um dos trabalhos que fazemos é apoiar os pais a identificarem os seus limites  para diferentes situações da sua vida familiar. No seu caso, qual é a situação à qual gostaria de dedicar tempo para parar e pensar que limites sente que quer que sejam respeitados?

A preocupação com a vida profissional consome muitas energias - seja pela quantidade e/ou níveis de exigência, seja porque se está preocupado com situações de desemprego. Este é um tema, aliás, que ganhou um peso ainda maior com a situação da pandemia. Assim, parar e pensar porque é bom trabalhar ou parar e pensar no que mais aprecio no meu contexto profissional, pode dar alento nos momentos mais difíceis e desafiante. No caso do desemprego, olhar para trás e listar aquilo que sabemos fazer bem ou as tarefas/trabalhos que já realizámos pode ter impacto na autoconfiança e alimentar a esperança.

Como refere Daniel Sampaio é de facto importante pensar em medidas externas (legislação) que suportem a família mas bem sabemos que isso nem sempre é rápido e os miúdos vão crescendo e o tempo vai passando. Por isso, enquanto as leis não chegam, desafiamos os pais e as mães a pensarem como querem aproveitar o tempo que têm para passar em família? Que  relação querem estabelecer com os filhos - que memórias querem deixar?

Há um outro aspecto que o autor do texto nos põe a pensar e que também nós costumamos convidar os pais e as mães a reflectir: Quem é o adulto lá de casa? Qual o papel do adulto na sua família?

Os pais são os adultos e modelos que podem inspirar os filhos na sua forma de pensar, sentir e agir! Com amor podem estabelecer as regras da família e clarificar os limites que ajudarão a vida familiar a fluir e a respeitar as necessidades de cada um.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576 (chamada para a rede móvel nacional)

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405 (chamada para a rede móvel nacional)

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt