2019-03-19
“Acreditamos que os pais têm capacidades e competências para implementar mudanças”
Esta é uma das bases, um dos fundamentos do nosso trabalho no coaching parental.Quando falamos com profissionais que intervêm com famílias encontramos habitualmente pessoas que têm dificuldade em acreditar nesta máxima do coaching parental.
Percebemos que, ao longo do tempo o cansaço e o desgaste foram criando uma descrença, foi-se instalando uma desconfiança, perdeu-se a confiança nas famílias com quem intervêm.
Quando há oportunidade para Parar e Pensar, apercebemo-nos, no entanto, de uma questão curiosa: sem darem conta, quando lêem esta frase, imaginam uma mudança em que eles não acreditam! Porque é uma mudança demasiado longe da realidade das famílias, porque é uma mudança demasiado grande, porque demasiadas vezes, é uma mudança idealizada pelos técnicos e não pelas famílias.
E, por vezes, basta uma pequena mudança para fazer uma grande diferença. Basta acrescentar duas pequenas palavras à frase do início para que esta confiança se altere! Ora experimente: “acreditamos que os pais têm capacidades e competências para implementar mudanças QUE DESEJAM”.
Lembre-se: não podemos mudar os outros, mas temos o magnífico poder de nos mudarmos a nós próprios!
VOLTARFamily Coaching
Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.
Blog
Em Destaque