Pais e Mães: Heróis de Coração nas Mãos

2020-04-20

Pais e Mães: Heróis de Coração nas Mãos

Em tempos de quarentena e distanciamento social o papel dos pais e das famílias é um dos pilares que mantém a estrutura social sólida

É inevitável: precisamos de falar do elefante que se sentou em cima do Mundo como o conhecíamos. As circunstâncias que vivemos são excepcionais, desconhecidas, desconfortáveis e assustadoras. Mas também renovadoras, assombrosas e trazem um conjunto de novas dinâmicas a quase todas as famílias.

Enquanto mães e enquanto profissionais que trabalham com famílias, com pais e com mães, sentimos o início desta quarentena como um desafio para dar um passo em frente. De que forma a nossa experiência, a nossa visão e as nossas ferramentas poderiam ser colocadas ao serviço das famílias portuguesas, num momento das suas vidas diferente de todos aqueles que já viveram?

Sentimos, na pele e nas conversas com mães e pais, que os temas e desafios com que as famílias se deparam com mais frequência, estavam a ser agudizados, intensificados pelas circunstâncias actuais. 

Queremos contribuir para que os pais e mães portugueses mantenham a sua sanidade mental ao atravessar este desafio. Queremos reconhecê-los como Heróis do dia-a-dia, dentro das suas casas, no seio das suas famílias. Queremos que ganhem força e energia, mas também que reconheçam a si próprios o direito a ser frágeis e vulneráveis, sabendo que, ao fazê-lo inspiram os filhos a confiar e a aceitar: quem são e as circunstâncias que os rodeiam.

E é aqui que vos convidamos hoje a viajar: à vulnerabilidade de não saber. Talvez nunca se tenha ouvido tantas vezes como agora a frase “não sei”. Aproveite para a dizer mais vezes e reconhecer, como pais ou como mãe que saber que não se sabe é, também, um saber. E está tudo bem! Amanhã saberemos algo que não sabíamos hoje; Hoje sabemos algo que não sabíamos ontem. Pais e mães que não sabem são pais e mães que estão disponíveis para aprender e descobrir!

No espírito de viver um dia de cada vez, experimente olhar para o seu dia de hoje e identificar algo que sabe hoje e que não sabia até ontem. Celebre essa descoberta e partilhe-a com os seus filhos. Pode ser não saber como é chegar ao limite da energia, ou saber que é possível jantar panquecas três noites seguidas, ou que o silêncio da rua que costuma ser barulhenta,  afinal pode ser especial e confortante. Atreva-se a descobrir o que aprendeu e descobriu hoje!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt