Relações Positivas em Família: O Desafio da Conexão

2020-07-15

Relações Positivas em Família: O Desafio da Conexão

Conscientes de que podemos parar e pensar para descobrir e treinar formas de ligarmos o nosso coração aos de quem gostamos, criámos um Ciclo de Workshops - Relações positivas em família: o desafio da conexão que acontecerá depois do verão.

Às vezes parece que queremos acreditar que só porque somos da mesma família as coisas vão funcionar. Temos esperança que todos estejamos pré-equipados com um sensor que nos permite adivinhar o que os outros gostam e querem fazer. Há dias em que achamos que, mesmo sem falar, os outros vão descobrir quais são os nossos limites e respeitá-los. E no meio de todas estas crenças, a conexão entre os elementos de uma família pode ser um verdadeiro desafio.

Conscientes de que podemos parar e pensar para descobrir e treinar formas de ligarmos o nosso coração aos de quem gostamos, criámos um ciclo de workshops - Relações positivas em família: o desafio da conexão que acontecerá depois do verão.

Este Setembro, o arranque do ano lectivo será novo e diferente para todas as famílias. Sim, é verdade, pode ser tudo “normal” (entenda-se como “normal” as aulas voltarem a acontecer 100% no espaço escola). No entanto, será novo e diferente porque nunca antes tínhamos vivido uma pandemia. Será novo e diferente porque, neste momento, também não sabemos como começará - por isso é incerto.

Como escreveu Aida Chamiça, “O mundo VUCA, utilizado inicialmente para descrever cenários de guerra e, mais tarde, o contexto empresarial, nunca como agora é tão apropriado. Usado até à náusea em tempos de normalidade – o novo normal, dizia-se – é fundamental que seja agora recuperado…” O mundo VUCA é aquele em que vivemos: V = Volátil; U = Incerto (em inglês uncertainty); C = Complexo; A = Ambíguo. Termos consciência de que o mundo é assim pode ser o primeiro passo para começarmos a descobrir estratégias que nos podem ajudar a viver em, família, de uma forma equilibrada e tranquila,o arranque do ano lectivo 2020/21.

Para os que quiserem ir preparando o regresso em Setembro, deixamos o desafio de se inscreverem e aproveitarem o ciclo de workshops - Relações positivas em família: o desafio da conexão; e algumas perguntas que poderão funcionar como “preparação” para quem queira juntar-se ao grupo…

●    Quais as situações ou momentos em que sente que geriu o tempo da sua vida familiar de uma forma que o deixou satisfeito?
●    Que relação é que gostaria de estabelecer com a escola dos seus filhos no próximo ano lectivo? O que seriam as responsabilidades, do seu ponto de vista, de cada uma das partes?
●    Do tempo que viveu em isolamento, o que descobriu acerca da forma de se relacionar com aqueles de quem mais gosta (estivessem perto ou distantes fisicamente)? 
●    Quando respeita os seus limites, como se sente?

Vá pensando…
Esperamos por si dia 17 de Setembro (garanta já o seu lugar no nosso ciclo de workshops!)
Um excelente verão!

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt