Ser Pai e Ser Mãe: Um Convite a Uma Viagem Interior

2021-04-28

Ser Pai e Ser Mãe: Um Convite a Uma Viagem Interior

“Quando me inscrevi neste workshop pensei que me ia ajudar a lidar com as birras da minha filha. Afinal acabei por reflectir e aprender a lidar com as “minhas birras”. (Lúcia Duarte)

A maioria das pessoas, quando se decide a embarcar na viagem da paternidade e da maternidade talvez não imagine o que vai encontrar (por mais criatividade que tenha, por mais coisas que já tenha lido e visto!).

Nas formações, workshops e conferências  dizemos muitas vezes que “os filhos são uma oportunidade para nos desenvolvermos enquanto pessoas” (assim queiramos aceitar o desafio!).

No nosso livro - Family Coaching: 36 desafios para pais extraordinários - logo no início, falamos de sonhos. Convidamos os pais e as mães a resgatarem o seu sonho, a pararem e a pensarem sobre o que um dia imaginaram para si nesse papel. O sonho pode ser uma bússola ou um farol nos dias em que se sentem postos à prova, perdidos, a duvidar das suas capacidades e competências.

Observar os filhos pode ser um convite a olhar para dentro; a recordar a infância de cada um, as experiências e as memórias que se guardaram. Um convite para parar e pensar no que ficou em cada um desse tempo, do que se viu os pais fazerem e dizerem … Tudo isso podem ser pistas para decidir  como se quer viver a paternidade e a maternidade; que modelo se quer ser junto dos filhos.

A vida é desafiante e todos os dias os pais e as mães têm oportunidade de ajustar o seu GPS - entre o que sonharam e o que é; entre o que é e o que se pode (e se quer) mudar no futuro. 

Os miúdos estão cansados. 

Os miúdos fazem birras. 

Os miúdos têm uma energia infindável. 

Os miúdos testam os limites. 

Os miúdos reclamam por tudo e por nada. 

Os miúdos estão sempre agarrados aos ecrãs. 

Os miúdos não querem comer (e/ou reclamam acerca do que se preparou para as refeições). Os miúdos não querem ir para a escola. 

Os miúdos não querem ir para a cama…. 

A lista pode não ter fim. Estas inquietações e tantas outras do mesmo género fazem com que muitos pais e mães nos procurem na esperança de descobrir o que podem fazer diferente para gerir de uma forma mais tranquila estas questões lá em casa.

E a propósito deste tema dos limites, os pais e as mães podem (se quiserem!) mergulhar em mais uma viagem interior - e os seus limites “como andam”? 

Pode ser mais uma oportunidade de parar e pensar se têm claro para si os seus próprios limites; se sabem quais as situações em que estão disponíveis para aceitar o que se está a passar e quais são os dias ou ocasiões em que já passaram a linha vermelha; se têm claro para si o que querem pensar, fazer, dizer quando os seus limites forem ultrapassados…

Os nossos workshops sobre esta temática (onde contamos com pais e mães com filhos de idades muito distintas), são sempre um momento por excelência para descobrir que não se é único e que não se está sozinho nesta aventura. E que afinal há muitas estratégias para gerir esta questão da disciplina, dos limites e das birras.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt