"Também Na Adolescência, Educar é Amar..."

2019-10-20

"Também Na Adolescência, Educar é Amar..."

“Também na adolescência, educar é amar, incondicionalmente, no meio dos embates permanentes. Apesar de o fazerem com tom de provocação e com gritos de silêncio, eles pedem que não os deixes porque ainda precisam de ti.”

“Também na adolescência, educar é amar, incondicionalmente, no meio dos embates permanentes. Apesar de o fazerem com tom de provocação e com gritos de silêncio, eles pedem que não os deixes porque ainda precisam de ti.” ((J. Funes)

Muitas vezes somos chamadas para ir conversar com pais de adolescentes. Inquietos com esta etapa da vida, por vezes experimentam a sensação “de perdidos” ou o desejo de “quem me dera que isto passe depressa e se eles se tornem adultos”. Em quase todos pais e mães com quem nos cruzamos, sentimos um enorme desejo de conexão com os filhos.

Este é uma etapa de desenvolvimento como as outras: com imensos desafios e cheia de oportunidades.Também nesta altura, os pais são os adultos lá de casa, a bússola que pode guiar, estando e amando.

A vida com adolescentes é um verdadeiro turbilhão. Tudo muda rapidamente. O que era, depressa deixa de ser. E por isso, muitos pais relatam que a pressão dentro deles cresce  e por vezes acaba mesmo por explodir. Visitar o passado pode ajudar a trazer para o presente boas memórias e assim ajudar a separar o comportamento do adolescente da pessoa que ele é.

O que sabe acerca do seu filho? O que mais aprecia nele? O que o torna único e especial? Pode ser aquela gargalhada, aquele cuidado que tem com os outros, a sua energia… Quer fazer a lista do que mais gosta no seu filho adolescente? Se quiser, num momento de acalmia até pode experimentar partilhar com ele aquilo de que se lembrou e registou. Numa altura em que ele anda à descoberta de quem é e daquilo “para que poderá servir no mundo”,  esta partilha pode ser gira e interessante.

Viver com o adolescente pode ser mais ou menos como fazer carreirinhas nas ondas da praia: o melhor é apanhar a onda, lembrando sempre que queremos chegar a terra.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt