TPC: o Papel dos Pais, dos Filhos e da Escola

2019-12-09

TPC: o Papel dos Pais, dos Filhos e da Escola

TPC = trabalhos para casa. Muitas vezes os pais e as mães trazem-nos esta questão. Preocupados em fazer o seu melhor, em apoiar os filhos e em “garantir” o seu sucesso escolar.

“Há apenas dois legados duradouros que podemos ter esperança de deixar aos nossos filhos: um são as raízes o outro são asas” ( Hodding Carter)

TPC = trabalhos para casa. Muitas vezes os pais e as mães trazem-nos esta questão. Preocupados em fazer o seu melhor, em apoiar os filhos e em “garantir” o seu sucesso escolar. A pergunta que fazemos é “de quem é a responsabilidade da realização dos trabalhos de casa?” A resposta mais frequente é: “dos filhos”, seguida de um complemento de resposta: “mas a responsabilidade de garantir que eles fazem os trabalhos para casa é nossa, dos pais.”

Gostamos de explorar o que acontece se os trabalhos de casa não forem feitos e para isso convidamos a pensar em mais duas ou três questões: “quem estabeleceu o trabalho?”, “que consequências terá a não realização?” e “o que diz acerca de vocês, como pais, se os vossos filhos forem para a escola com os trabalhos por fazer?”

Posto isto está aberto o caminho - com estas perguntas e estas reflexões, os pais começam a imaginar que papel querem ter junto dos seus filhos em relação a esta temática, que asas lhes querem dar para que eles se tornem autónomos, responsáveis e tenham gosto em fazer as suas tarefas porque lhes dão um sentido/propósito. Às vezes fazem coisas tão “simples” como deixar que sejam eles a gerir o tempo (um cronómetro pode ajudar!), a escolher porque tarefa querem começar e… às vezes, há quem deixe mesmo os filhos “cair” (i.e., não fazer os trabalhos de casa e aprender a lidar com as consequências).

Como é consigo em relação a este tema? Que papel quer ter junto dos seus filhos? 

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt