Transforme-se no Pai ou na Mãe Que Deseja Ser

2019-06-04

Transforme-se no Pai ou na Mãe Que Deseja Ser

Aproveite estes texto para recordar como sempre sonhou desempenhar o seu papel de pai ou de mãe e descubra como passar a colocá-lo em prática

Lembra-se de quando foi a última vez que parou para pensar no pai ou mãe que quer ser? A vida passa por nós a uma velocidade galopante. As solicitações e preocupações do dia a dia tomam conta de nós a maior parte das vezes. Deixamo-nos ir, sem questionar. E de repente, quando olhamos para trás verificamos que o que construímos é muito diferente daquilo com que alguma vez sonhámos.

Existem também aqueles para quem é muito difícil ser criativo, libertar-se das rotinas. A censura a cada desejo formulado deita por terra a capacidade de  imaginar uma vida diferente.

Paul McKenna escreveu “para as coisas acontecerem no mundo real, primeiro devem acontecer no mundo imaginário.” Pois é isso que queremos propor-lhe neste capítulo. Os sonhos são como uma estrela que indica o caminho a percorrer. São o impulso que faz agir. São a força que faz recomeçar após cada derrota.

Daí que seja tão importante sonhar a mãe e o pai que sempre desejou ser (ou deseja agora!). Perfeito ou imperfeito, pouco importa! Até porque... Será que existem pais perfeitos? Ou os pais reais (mesmo que sonhados) serão os que riem mas também se entristecem? Os que resistem a uma birra gigantesca no supermercado mas que também fazem a sua birra? Os que fazem imensas tarefas em casa mas que também se sentem cansados?... O que conta é que o pai ou a mãe imaginada o faça feliz. Pois é sabido que pais felizes, aumentam a probabilidade de que os filhos sejam felizes.

Sonhar não basta. É necessário descer à terra e descobrir como se podem transformar os desejos em realidade. Os objectivos serão uma preciosa ferramenta nesta fase, o mapa dos sonhos. Estes permitirão identificar de forma clara onde se quer chegar e definir quando isso acontecerá. Posteriormente, deles decorrerão as pequenas acções que são necessárias implementar para tornar o sonho real! Um passo de cada vez, para manter a motivação e experimentar a sensação de que se está próximo de “chegar lá”. As emoções que decorrem de cada conquista são boas, positivas, impulsionam para continuar, levam a definir novos objectivos que nos transportarão até ao sonho, lá no cume da montanha.

VOLTAR

Family Coaching

Somos um projecto que desenvolve a sua actividade na área do coaching aplicado ao contexto familiar. A nossa principal actividade centra-se no coaching parental enquanto metodologia e recurso quer para as famílias quer para todo o ecossistema comunitário e familiar: trabalhamos com Famílias e para a Comunidade.

Contactos

Ângela Coelho

(+351) 917 415 576

angelacoelhomascara@familycoaching.pt

Sandra Belo

(+351) 933 003 405

sandramourabelomascara@familycoaching.pt

Geral

geralmascara@familycoaching.pt